Loading...
Gadget by Blog Doctor | TNB.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, Atos 10:1


Pensamentos: Neste capítulo podemos ver a atuação de dois personagens importante na história da igreja: O apóstolo Pedro e o centurião Cornélio.
Cornélio era gentio (pagão) centurião do exército romano (comandante de cem soldados) homem piedoso e temente a Deus, aberto para os pobres ele era simpatizante da religião judaica, mas não adepto, não era circuncidado e nem observava a Lei de Moises.
Pedro era judeu observante, que apesar de andado com Jesus e ter aceitado a Jesus não tinha sido liberto totalmente das normas e dos seguimentos judaico Lc. 22: 31 e 32; Gl. 2: 11 – 16. Embora nesta época o Cristianismo conhecido como “Os do Caminho” ainda era uma ramificação do judaísmo.
Os judeus tinham preconceitos contra os gentios (pagão) não podiam entrar na casas deles e nem sentarem-se com eles na mesma mesa Atos 10: 28. Este preconceito era uma barreira que impediam a convivência entre judeus e gentios, os judeus pensavam que tudo isto fosse uma expressão da vontade de Deus para eles, mas o Espírito Santo tinha uma missão e não se deixava embaraçar pelas barreiras culturais. Ele empurrou tanto Cornélio quanto a Pedro para tomarem uma iniciativa Atos 10: 4 – 20 de romper esta barreira, pois ela impedia o propósito de Deus e a manifestação do Reino de Deus na terra.

A VISÃO DE CORNÉLIO EM CESAREIA
Cesáreia ficava no litoral, era uma cidade helenista, lugar de cultura grega,  história, filosofia, idolatria tinham como base a cultura cientifica implantada por Alexandre “O Grande’ em território conquistado.
ATOS 10: 1 e 2 – Devemos observar que Cornélio não era crente e nem judeu, mas tinha tudo o que faltava nos judeus da época e nos crentes de nossa época, piedoso e temente a Deus fazia muitas esmolas e era um homem de oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário